quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Case Pirelli


Vamos pontuar a importância da comunicação interna dentro de uma organização apresentando um case de sucesso da Pirelli, que conseguiu reverter um problema de comunicação interna com ações adequadas.

A Pirelli é a quinta maior empresa do mundo no mercado de pneus, e no Brasil possui 5 fábricas: três em São Paulo, uma no Rio Grande do Sul e uma na Bahia, totalizando 9.500 funcionários, sendo que a maior parte trabalha na área de produção.

A partir de pesquisas de clima organizacional foram constatadas quedas nos critérios de avaliação da comunicação, baixa adesão dos funcionários aos veículos internos e descrença em relação ao discurso da empresa.

A agência Ketchum foi contratada para reestruturar a comunicação interna, desenvolvendo um trabalho baseado na mudança da cultura organizacional. Primeiramente, foi desenvolvida uma auditoria de opinião para identificar os pontos negativos e positivos, expectativas sobre os veículos utilizados, cultura interna e ambiente.

A pesquisa apontou que 63% do público interno consideravam a comunicação interna negativa e neutra - somente 34% considerava positiva. Entre os principais pontos negativos estavam a falta de transparência, ausência de processos definidos, falta de clareza nas mensagens transmitidas e grande influência da rádio peão em todos os níveis hierárquicos.
Assim, desenvolveram quatro pilares estratégicos de sustentação da comunicação interna, que foram: mudança da cultura de comunicação, criação de processos para organizar o dia a dia, adequação da estrutura da área de comunicação interna e melhorias nos canais de comunicação.

A implantação em todas as unidades da Pirelli foi realizada em dois meses. Foi criada uma campanha para o lançamento deste processo: ''Comunica Pirelli - A Pirelli mais perto de você''. A campanha se transformou na identificação da área de comunicação interna e atingiu todos os funcionários com diversas peças de divulgação espalhadas pelas fábricas, que traziam anda as mensagem ''A nossa nova comunicação você vai querer ver, ouvir e participar'' e ''O momento chegou e as novidades também.''

Posteriormente, as pesquisas refeitas apontaram uma avaliação positiva de 80%, além da ótima aceitação dos novos veículos internos.

Segundo Kunsch (2003), a comunicação interna deve promover a abertura comunicacional, além de proporcionar um ambiente de trabalho que possibilite a integração entre funcionários e setores. Para isso, as organizações não podem negligenciar os fluxos e redes de comunicação, ao contrário, devem ter ciência que existem e analisá-los. Um dos fatores que contribuiu para as avaliações negativas da Pirelli é que os canais da empresa não supriam a demanda e necessidades dos funcionários. Isso fez com que eles se apegassem muito mais a outras formas de comunicação extra-oficiais.

Para concluir, vale lembrar que a comunicação informal não é uma vilã em todos os casos e pode ser muito benéfica como forma de reforçar as mensagens oficiais.

Por: Juliana Zanella

Referências
http://conferp.org.br/wp-content/uploads/2009/06/pop2008pirellicase.pdf

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