sábado, 29 de junho de 2013

Valorizando a contribuição dos "cabelos brancos"

Inovação. Criatividade. Tecnologia. A geração da agilidade tem várias vantagens e traz às organizações um olhar com várias perspectivas e novas soluções.

Porém não é só de inovação que uma organização é solidificada. ''Cabelos brancos'' também fazem a diferença, pois carregam consigo uma história institucional, conhecimento prático e, é claro, a experiência de quem já viveu diversas situações. Valorizar essas características é mais do que pensar em uma campanha de engajamento, é demonstrar respeito aos diversos públicos internos – da geração Y à geração A – e reconhecer a dedicação à razão de ser do negócio.

O reconhecimento aos veteranos envolve várias “sensações” e sentimentos que podem ser valorizados. No caso d'O Boticário, foram escolhidos três: Recordar, Celebrar e Dividir.

O Programa de Reconhecimento Boticário, iniciado em 2010, passou a presentear os veteranos por meio de seus gestores com uma Caixa Temática trazendo itens associados a essas sensações.
A caixa, que se transforma porta-retrato, é dividida em três partes:
1º Porta-retrato e vários Bombons para degustar (Recordar).
2º Petiscos para compartilhar (Dividir).
3º Mini-Champagne e 2 Taças (Celebrar).

A segunda fase do programa é a estilização de sacolas, tags e crachás para esses veteranos – cada pessoa com um layout exclusivo, de acordo com o tempo de casa.

A terceira etapa são as caricaturas. Em painéis nas unidades de Curitiba e São José dos Pinhais (PR) são exibidas caricaturas desses profissionais. E por último, os homenageados recebem vale-compras da empresa nos seguintes valores:

Veteranos 5 anos = R$ 300,00
Veteranos 10 anos = R$ 1.250,00
Veteranos 15 anos = R$ 1.750,00
Veteranos 20 anos = R$ 2.250,00
Veteranos 25 anos = R$ 2.750,00

O Boticário é um dos exemplos de comunicação que codifica seus valores organizacionais em ações para o público interno. Cada passo do programa é ligado a um valor. Esse é o ponto: a estratégia sendo aplicada e relembrada para os públicos de forma cotidiana e marcante.

Ricardo Fasti, no artigo “Esqueçam do endomarketing”, ressalta o que o comunicador deve enxergar no público interno: “O ambiente interno de uma empresa não pode ser caracterizado como um mercado, mas como um organismo vivo que necessita de organização conduzida por impulsos nervosos de significado universal, de sorte que todos os órgãos compreendam seus papéis e ajam em prol de sua perpetuação” (1999, p. 7).

Ações de reconhecimento aos veteranos valorizam o profissional, agregam valor à organização e trazem um sentimento de orgulho e pertencimento.

Por: Cindy Santos

Referências
http://www.boticario.com.br/

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