sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A importância da Comunicação face a face

Atualmente, contamos com diversos veículos e tecnologias para nos apoiar na Comunicação Interna: email marketing, revistas, jornais, murais, campanhas, TV Corporativa, entre outros. Contudo, no meio de tanta inovação não podemos esquecer o mais eficiente e poderoso veículo de comunicação: a comunicação face a face.

Já falamos no blog desse tipo de comunicação, contudo, como é uma ferramenta muito importante, vamos detalhar mais. É comprovado que essa Comunicação é a mais eficaz, porque acaba sendo aquela que é melhor entendida pelos funcionários. Uma pesquisa realizada nos EUA, Inglaterra e Canadá pelo IABC (International Association of Business Comunicators) com cerca de 15 mil funcionários de mais de 70 empresas, revelou que eles valorizam a comunicação face a face acima de qualquer outro canal, principalmente quando ela parte de seu próprio superior. Além disso, a pesquisa mostra que o chefe é considerado a principal fonte de informações da empresa. Indagados sobre como preferem receber as informações da empresa, a maioria esmagadora prefere a comunicação face a face, seguida pelos meios impressos.

T.J. Larkin, grande estudioso da área de Comunicação Interna, frisa que os outros veículos possuem sua importância. Certas informações podem (e devem) ser repassadas de outra forma pois cada ferramenta possui sua relevância e serve para cada situação. Contudo, informações mais delicadas e que exijam uma mudança de postura devem ser conversadas pessoalmente. Ele exemplifica o caso da General Motors, em que os funcionários tinham que trocar uma ferramenta que utilizavam porque causava muitos acidentes. Depois de diversas tentativas de comunicação por veículos impressos, a postura só de fato mudou depois que os chefes foram conscientizados e estimulados a conversar com sua equipe a usar o novo equipamento.

Além disso, de acordo com Fabio Betti Salgado o gestor deve ser o agente efetivo na hora de transmitir mensagens á sua equipe, mas é importante que a área de comunicação o assessore e dê o norte a respeito da melhor forma de conversar com seus funcionários e quais assuntos devem ser tratados. 

É notável que cada vez mais as empresas percebem a importância e valorizam a comunicação face a face: o número de eventos e reuniões nas grandes empresas que possuem esse objetivo é crescente. A tendência é que essa percepção continue aumentando, e a comunicação face a face seja utilizada no dia a dia com naturalidade, contribuindo para a valorização e entendimento da Comunicação Interna.

Por: Aline Saito

Referências
PRADO, Elisa. Uma experiência diferente em comunicação interna. <http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=80&ID_COLUNISTA=8> Acesso em 15/08.
Face a face, a melhor forma de se comunicar. <http://www.aberje.com.br/revista/4_2005/entrevista.pdf> Acesso em 15/08.
Fabio Betti fala em comunicação face-a-face no processo de transformação organizacional. <http://www.aberje.com.br/acervo_not_ver.asp?ID_NOTICIA=8794> Acesso em 16/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário