sexta-feira, 21 de junho de 2013

Case BASF - Mudança da Sede

Imagine ter que comunicar aos funcionários que o local de trabalho deles será transferido para outra cidade. É uma situação difícil, com potencial para gerar grande insatisfação e um clima ruim na empresa. Em 2006, a BASF teve que informar seus funcionários sobre a mudança de sede, de São Bernardo do Campo (50% deles habitavam no ABC) para São Paulo. E mais, com a transferência para a Faria Lima, benefícios como estacionamento de graça, fretado e refeitório no local ficaram insustentáveis.

Com uma campanha transparente e aberta, que inclusive ganhou prêmios, a BASF conseguiu minimizar os impactos negativos da notícia e fortalecer o relacionamento com seu público interno e até outros stakeholders.

Desde o início, os funcionários eram comunicados sobre qualquer novidade, inclusive que o edifício Faria Lima Square era um dos que estavam sendo avaliados e que o vale refeição seria um novo benefício. Envolver o público interno em todo o processo é extremamente importante, pois esclarece dúvidas e evita boatos.

A campanha da mudança abrangeu os mais variados veículos de comunicação, sendo eles:
- Comunicação face a face: apresentações para os líderes trazendo os principais pontos
-Liderança informal: palestras para os líderes informais esclarecendo dúvidas
-Correio eletrônico: canal direto para questionamentos dos funcionários, que eram respondidos no prazo de 24 horas
-Boletim eletrônico: atualizações quase diárias sobre o assunto, que também eram impressas e afixadas
-Jornal impresso: principal veículo interno, trouxe uma edição especial sobre a mudança
-Intranet: ágil e constantemente atualizada
-Ações pontuais: um exemplo é a ação Carona Solidária, organizada na própria Intranet
-Boas-vindas: vídeo contando todo o processo e evento no primeiro dia com o presidente da BASF
-Folder para o público externo: apresentação do novo local e convite para uma visita.

A pluralidade de meios de comunicação é a melhor estratégia, segundo Marlene Marchiori (2004), que afirma que não há um canal que atinja a todos, sendo necessário segmentar a comunicação para efetivar o processo e impedir que ele perca a confiabilidade. Uma preocupação adicional foi preservar com a mudança materiais importantes para a memória empresarial da BASF, que contratou uma empresa especializada para fazer essa seleção.

Uma campanha tão completa e bem planejada como essa mostra preocupação e atenção com o público interno, reforçando o relacionamento e trazendo resultados muito positivos. No caso da BASF, houve alto índice de satisfação por parte dos funcionários.

Por: Thaissa Romagnoli

Referência
http://www.basf.com.br/default.asp?id=5205

Nenhum comentário:

Postar um comentário