domingo, 9 de junho de 2013

Jornal e revista internos

Um dos veículos mais tradicionais da comunicação interna e que é utilizado na maior parte das empresas é o jornal ou a revista impressos. Com a internet, algumas empresas passaram a utilizar da versão online do veículo, contudo, muitas ainda optam pelo tradicional material impresso, pois abrange mesmo aqueles funcionários que não tem acesso á mesma.

Sobre a quantidade de páginas do informativo, os autores não chegam a um consenso. Aconselha-se que o veiculo não tenha poucas páginas, pois pode demostrar inconsistência, mas que também não tenha muitas páginas, pois pode não ser lido em sua totalidade. Em relação á periodicidade, esse veículo pode ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral ou trimestral. Tudo isso irá depender do fluxo das notícias da empresa.

Outro ponto que devemos perceber no informativo é que deve ter um equilíbrio entre as fotos e os textos, além de ter um layout bem definido. Segundo Gilberto Lorenzon e Alberto Mawakdiye: “O estilo de texto e a programação visual sempre merecem atenção especial. Ambos têm de ser marcados pela precisão e pela leveza, com grande equilíbrio entre textos e ilustrações”.

Além disso, outro fator que deve ser levado em conta é a elaboração da pauta. O ideal é que todos os funcionários se sintam a vontade para entrar em contato com a área de Comunicação para sugerir alguma pauta.

Uma tendência que se tem percebido atualmente é que as empresas passam a contar com um veículo eletrônico e um impresso. O veículo eletrônico normalmente é utilizado em casos de notícias que devem ser informadas com maior rapidez e para um público mais específico. Já o veículo impresso pode ter uma periodicidade maior e ser distribuído para um público mais abrangente.

Podemos citar como exemplo disso a Unimed do Brasil, que desde 2001 mantém um jornal eletrônico semanal, o Confidencial, e sua versão impressa bimestral, o Confidencial Brasil. A versão eletrônica do informativo é encaminhada para um mailing formado por dirigentes e profissionais de cargos estratégicos nas cooperativas, que tem a necessidade de saber informações de forma mais rápida. Já o jornal impresso é encaminhado, além dos dirigentes, para os médicos cooperados e alguns outros públicos, os quais precisam ser comunicados das informações da empresa, contudo não é necessário rapidez na informação.

Por: Aline Saito

Referência
Fonte: Manual de Comunicação. Disponível em: <www1.unimed.com.br/portal/download/co/ComunicacaoInterna.doc> Acesso em 04/06/2013.

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