domingo, 5 de maio de 2013

TV Corporativa

Em tempos da crescente demanda por informações e dinamismo, a otimização de tempo é fundamental quando se quer informar de maneira instantânea e direta. Um dos desafios da comunicação nas organizações é conquistar uma comunicação corporativa rápida e eficiente, com isso, as organizações tem buscado a TV Corporativa como uma das soluções para manter integrado seus colaboradores.

A TV corporativa não é obrigatoriamente uma TV empresarial. O termo "corporativa" refere-se a qualquer organização, como uma organização não-governamental ou um órgão oficial.

Cada vez mais essa ferramenta tem sido usada pelas organizações para comunicar-se com seus colaboradores. Este canal interno é a possibilidade de mais um meio que ajuda a evitar a comunicação informal, além de ter praticidade na entrega das informações, mantendo seus colaboradores por dentro de todas as informações. Com isso, a TV Corporativa integra a todos da organização com seu conteúdo de notícias gerais, comunicados internos, dicas de segurança, treinamentos em vídeo, conhecimento e lançamento de produto, datas especiais, permite que decisões sejam tomadas com mais rapidez, tudo levado de uma forma mais eficaz e pontual, materializando por meio de sons e imagens os atributos da organização, seus valores e visão.

E pensando pelo lado sustentável, esse veículo interno pode gerar a redução com os custos de papeis impressos, banners e paneis estáticos, já que o canal pode ser utilizado também como um mural, tornando a organização mais sustentável.

O veículo deve ser pensado e instalado estrategicamente, trazendo conteúdos específicos para apreender a atenção dos seus públicos, por isso, na entrada da empresa é válido que a TV Corporativa esteja voltada para seus visitantes, enquanto as demais para os colaboradores.

Essa ferramenta já vem sendo testada e aprovada por grandes empresas, como, Petrobras, Sabesp, Maganize Luiza, HSBC, e é indicado tanto para empresas de pequeno, médio e grande porte, já que contribui para valorização e facilita a comunicação corporativa, além de ser visto como um diferencial já que possibilita uma forma de se relacionar com seus públicos, e mais aptos para desenvolver e inovar nos lançamentos de produtos e serviços oferecidos pela organização.

A organização Magazine Luiza inseriu a TV corporativa para complementar seus veículos internos, e as expectativas e vantagens geradas para a organização pode ser conferida na entrevista a seguir:
 "A TV Corporativa do Magazine Luiza foi criada em dezembro de 2005. Trata-se de um canal privado, transmitido via satélite, ao vivo. No momento, estamos com um programa semanal, que é divulgado para todos os colaboradores da empresa. A programação objetiva alinhar os valores, as decisões e as estratégias de nossa organização", explica Ivone Santana, gerente de relações institucionais do Magazine Luiza. Segundo ela, o canal foi o caminho escolhido para auxiliar a comunicação interna da empresa pelas características positivas do veículo, que não são encontradas em outros meios, como jornais internos ou boletins.

"As principais vantagens de uma TV corporativa são a proximidade, a interatividade e o alinhamento que propicia entre todos os funcionários da empresa. Os colaboradores enviam e-mails, que são respondidos por nossas lideranças durante o programa", ressalta Ivone. Com 48 anos de existência, mais de 10 mil colaboradores e faturamento anual de R$ 2 bilhões, o Magazine Luiza é o exemplo de uma grande empresa brasileira que se vê diante do desafio de difundir sua mensagem e suas orientações entre colaboradores e também para seus clientes.

Por: Juliana Zanella

Referências
http://conversacorporativa.tv.br/?p=616
http://www.abracom.org.br/arquivos/ComunicacaoInterna.pdf
http://portaldacomunicacao.uol.com.br/graficas-livros/25/artigo201047-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário