terça-feira, 7 de maio de 2013

O Dia Sem E-mail e a comunicação face a face

O e-mail é um dos mais úteis veículos de comunicação, seja profissional ou pessoal. Nas empresas, trata-se de um instrumento absolutamente essencial; hoje em dia é difícil imaginar como seria o mundo corporativo sem o correio eletrônico, que consegue agilizar a troca de informações e praticamente não tem custos. Na comunicação interna, ele é o recurso mais simples e corriqueiro, usado para comunicados, envio de newsletter e divulgações em geral.

Entretanto, uma discussão atual é que algumas empresas e funcionários estão abusando dessa praticidade ao ponto de tornar a comunicação face a face algo raro e reservado apenas para assuntos mais delicados ou graves. É claro que em alguns casos o e-mail é realmente o melhor canal, mas muitas outras vezes ele serve como barreira, dificultando o diálogo verdadeiro e a aproximação entre equipes e líderes.

Thomas J. Larkin é um consultor de comunicação interna americano que defende a comunicação face a face nas empresas, com diversos livros publicados sobre o assunto. Em uma entrevista para a ABERJE, ele afirmou: “O comunicador pode usar um veículo impresso ou eletrônico, mas os empregados não querem assistir a alguma coisa, eles não querem ler. Querem uma relação direta, fazer perguntas, ouvir respostas. Para ter essa comunicação face a face é preciso que uma pessoa confie na outra. É muito mais fácil isso acontecer pessoalmente do que num veículo escrito.” Sendo assim, fica claro que a comunicação face a face tem muito mais valor e transmite a idéia de transparência, já que o comunicador não está “escondido” atrás de um computador.

De maneira simbólica, algumas empresas têm adotado o Dia Sem E-mail. A ação serve para fazer refletir se o veículo está sendo bem utilizado, mas também para aproximar funcionários que muitas vezes trabalham no mesmo escritório e nunca conversaram pessoalmente. Na americana Intel, a iniciativa acontece semanalmente. Já na Chemtech, empresa brasileira da Siemens, a frequência é mensal: “Queremos que as pessoas se questionem, antes de enviar um e-mail, sobre se, de fato, é a melhor maneira de se comunicar com aquele destinatário naquele momento”, explicou o CEO Daniel Moczydlower para o G1. E você, já imaginou trabalhar um dia todo sem e-mail?
 
Por: Thaissa Romagnoli

Referências
http://www.aberje.com.br/revista/4_2005/entrevista.pdf
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/07/chemtech-empresa-de-engenharia-e-ti-institui-um-dia-sem-e-mail.html
http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI2004137-EI12884,00-Intel+cria+dia+sem+email+para+estimular+comunicacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário