segunda-feira, 25 de março de 2013

Objetivos e metas de campanhas

Ao planejar e desenvolver uma campanha de Comunicação Interna, a organização deve ter bem definidos quais objetivos e metas deseja atingir com suas ações. Uma situação bastante comum é que a campanha surja para resolver um problema interno específico, que pode ter sido identificado no cotidiano ou por meio de estudos, como por exemplo, a partir de resultados de uma Pesquisa de Clima Organizacional, instrumento mencionado no último post.

Identificado o problema, devem-se estabelecer objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, e somente depois estudar quais são as melhores estratégias e programas de ações a serem adotados. Em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch dá os seguintes exemplos de objetivos de Planos de Comunicação Interna:
“- Promover a melhoria das relações internas entre os indivíduos, os departamentos e as unidades, estimulando o diálogo.
- Reduzir os antagonismos entre os grupos e os indivíduos, dentro de um clima de participação e envolvimento.
- Buscar sinergia para o alcance das metas pessoais e organizacionais.
- Criar programas capazes de provocar mudanças comportamentais, tendo em vista a criação de valores e o cumprimento da missão proposta pela organização.”

O videocase abaixo é de uma campanha interna da JWT Brasil e Agência CASA, que foi para o shortlist da categoria PR de Cannes - 2012. Observamos que a campanha Drink Time Sheet tinha como objetivo provocar mudanças comportamentais nos funcionários e engajá-los no cumprimento da meta. O problema inicial era, provavelmente, que o time sheet (instrumento pelo qual agências de publicidade contabilizam quantas horas são gastas com cada um de seus cliente, para assim poder cobrá-los) não vinha sendo preenchido corretamente.


     A comunicação interna é mais que um instrumento de engajamento, é uma forma de humanização dos negócios. Dentro desta proposta, quando temos um objetivo traçado e um claro mapeamento do público a ser atingido é possível tornar o que seria uma atividade massante em algo divertido e entusiasmante. Em ações como esta, além do objetivo final, são alcançados ainda outros pontos, como integração e colaboradores mais participativos.

Por: Thaissa Romagnoli

Referência
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 5. Ed. Revista São Paulo: Summus, 2003. p. 335 – 338.

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