sexta-feira, 22 de março de 2013

É hora de ouvir!

Sendo as organizações um conjunto de pessoas unidas com um objetivo em comum, não se deve deixar de pensar no seu público interno, já que o mesmo quando valorizado, tende a ser mais comprometido com os objetivos e metas organizacionais, passam a entender, reconhecer quais são os valores, estratégias e cultura da organização.

Uma estratégia adotada por empresas para entender as necessidades do público interno é por meio da Pesquisa de Clima Organizacional, que é fundamental para que eles se sintam ouvidos e se vejam como parte da organização, permitindo  estudar o comportamento dos colaboradores, mostrar que a empresa está aberta a ouvir seus questionamentos e opiniões, estabelecendo assim, uma comunicação de mão dupla.

Essa ferramenta deve ser utilizada com uma atitude passiva de um bom ouvinte e a mesma tem como objetivo melhorar a conduta da organização, identificar os pontos fortes e fracos na comunicação e impulsionar o trabalho em equipe satisfatório, trazendo motivação e valorização dos colaboradores.  

A partir da pesquisa, será obtida uma série de informações que serão trabalhadas e analisadas para identificar qual a necessidade dos veículos e campanhas, para que sejam criadas ações estrategicamente. Além da pesquisa, existem outras ferramentas adotadas pelas organizações como caixas de sugestões, blogs, reuniões de feedback. Esses métodos variam a cada organização, já que só se torna efetivo naquelas onde os colaboradores sentirem-se a vontade para falar. 

Desta forma, cabe à gestão da comunicação interna utilizar as informações coletadas de maneira eficaz, onde falar e ouvir sejam parte de um exercício diário entre colaboradores e porta-vozes (internos e externos) da organização.

É possível encontrar alguns modelos de questionários de Pesquisas de Clima Organizacional, conforme o link abaixo. São apenas exemplos. Os modelos apresentados não dispensam a necessidade de uma personalização do questionário a cada organização.

Por: Juliana Zanella

Referências

ADMINISTRAÇÃOEGESTAO: Pesquisa de clima. Disponível em: <http://www.administracaoegestao.com.br/pesquisa-de-clima-organizacional/category/modulo-iv-%e2%80%93-modelos-de-questionarios-de-pesquisa-de-clima-organizacional/>.

DATABERJE (Instituto ABERJE de Pesquisa), ABERJE: Pesquisa Comunicação Interna 2007, setembro de 2007. Disponível em: <http://www.aberje.com.br/pesquisa/pesquisa_Com_Interna_2007.pdf>.

INTERFACECOMUNICAÇÃO. Pesquisa mostra a importância da comunicação interna nas organizações. Disponível em: <http://www.interfacecomunicacao.com.br/novosite1/interna.php?secao=InterfaceNews&noticia=638>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário