quinta-feira, 7 de março de 2013

Modernização dos veículos tradicionais

Para uma Comunicação Interna efetiva, é fundamental que o funcionário tenha acesso a algum tipo de veículo regular de comunicação da organização onde trabalha, e é papel da organização identificar e aplicar o instrumento que pode ser mais efetivo para atingir seu público, podendo até segmentá-lo se for o caso. Afinal, de nada adianta um veículo elaborado se ninguém tiver tempo ou interesse.

Observando as possibilidades e modernização dos dias atuais, verificamos alguns veículos de comunicação Interna, e como eles podem se atualizar ao longo dos anos.
Em 2007, a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) realizou uma pesquisa com 164 companhias classificadas entre as 1000 Maiores Empresas do Brasil (de acordo com levantamento da revista Exame - edição 2007) mais nove bancos, que estavam entre os maiores do País. Segundo a pesquisa, o jornal impresso foi apontado como o principal veículo de Comunicação Interna por 22,6% dos entrevistados. Além disso, a pesquisa levantou outros veículos que eram utilizados mais comumente (nessa ordem): a Intranet, jornal mural, comunicação face a face, revista, newsletter e boletim, entre outros.

No final de 2012, a mesma Associação levantou que os veículos impressos estavam caindo em desuso na maior parte das organizações. Atualmente, a Comunicação Interna da maior parte das empresas (50%, para ser mais exato) conta com a Intranet e o e-mail como as principais ferramentas de Comunicação Interna. Ainda de acordo com a ABERJE, em apenas cinco anos, a queda de veículos tradicionais foi de 26%. Isso se deve á diversos fatores, entre os quais podemos citar: o maior acesso á internet pelas pessoas no geral, a sustentabilidade e a praticidade que um veículo online propõe.

É imprescindível que as empresas mantenham-se atualizadas e modernizem seus instrumentos de Comunicação Interna. Entretanto, isso não significa que é o fim dos veículos impressos! A tendência, realmente, é de que cada vez mais eles sejam substituídos por veículos online, entrando até mesmo na questão da sustentabilidade.

Contudo, cada organização deve refletir sobre suas especificidades e cada caso deve ser estudado individualmente, sempre levando em conta o tipo de público a ser atingido.

Por: Aline Saito

Referências
DATABERJE (Instituto ABERJE de Pesquisa), ABERJE: Pesquisa Comunicação Interna 2007, setembro de 2007. Disponível em: <http://www.aberje.com.br/pesquisa/pesquisa_Com_Interna_2007.pdf>. Acesso em 06 mar. 2013, 14:04.
ABERJE: Estudos Aberje: a comunicação interna sob vários ângulos organizacionais, 29/11/2012. Disponível em: <http://www.aberje.com.br/acervo_not_ver.asp?ID_NOTICIA=7820>. Acesso em Acesso em 06 mar. 2013, 14:10.

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