quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Geração Mobile como veículo

Vivemos em um momento onde a globalização torna o tempo cada vez mais curto e não é possível se limitar a uma tarefa apenas: temos trabalho, estudo, ocupações do cotidiano... Diante de todas as nossas necessidades e obrigações, o “verificar e-mails” ou checar problemas que surgem no decorrer do dia são questões que não podem aguardar até o momento de chegar no escritório ou em casa, logo, cada vez mais as pessoas dependem de seus smartphones, tablets e outras tecnologias que proporcionam acesso à internet. Pensando nisso, surge a questão: “Por que não trazer essas ferramentas e tornar o Mobile um veículo de comunicação interna?”.

O comunicador Renato Martinelli compartilhou um caso no blog “Comunicação com o Funcionário” onde participou de um projeto de uma grande empresa do setor de agronegócio. Com vendedores técnicos espalhados por regiões de atuação em todo o Brasil, grande parte dos profissionais tinha acesso limitado a tecnologias, ficando muito tempo no campo. Diante desses desafio de localidade e falta de um escritório fixo, ele afirmou: “Se por um lado, o relacionamento com os clientes era forte e próximo, por outro, era difícil promover uma comunicação interna frequente para aqueles que mal ficavam em um escritório fixo, nem na frente do computador. Naquele momento, apenas o diálogo entre a liderança e os profissionais comerciais era o único canal confiável para comunicação interna. A solução foi usar a ferramenta que o vendedor não larga, o telefone. Mais precisamente, o celular.”

Com a tecnologia a nosso favor, é possível investir nessas novas ferramentas em prol da comunicação interna, inclusive com o uso de aplicativos de troca de mensagens ou vídeo chat. 


O WhatsApp Messenger  é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS, pois é incluso no mesmo plano de dados de internet utilizado para e-mails e navegação. Além das mensagens básicas, os usuários podem criar grupos, enviar imagens, vídeos e áudio. Com todas essas facilidades, a adaptação da tecnologia para a comunicação com funcionários tem se tornado comum. Um exemplo de empresa que adotou o aplicativo é a PwC (PricewaterhouseCoopers), multinacional prestadora de serviços de auditoria e consultoria.

A PwC utiliza a ferramenta digital como plataforma interna para estimular a troca de mensagens com a equipe de profissionais espalhados pelo Brasil e demais países. Segundo João Lins, sócio da empresa, muitas das informações compartilhadas são posts de blogs e vídeos do YouTube relacionados aos projetos desenvolvidos pela empresa. "As redes são um excelente veículo para estimular a inovação e a cocriação dentro da companhia", afirma o executivo.

As empresas precisam estar atentas às novas maneiras de se comunicar com seus funcionários, observar o perfil de seu público interno e acompanhá-lo. Inovar a comunicação de uma maneira inusitada, trazendo novas ferramentas ou mudando a linguagem pode gerar mais engajamento e melhorar o entendimento e recepção das mensagens.

Fica como reflexão a pergunta: É possível dizer que a nova geração está criando um novo veículo através da tecnologia dos aplicativos?.


Por: Luana Gomes

Referências
Blog Comunicação com o Funcionário:
http://www.comunicacaocomfuncionario.com.br/2013/07/15/comunicacao-interna-mobile-muito-alem-do-sms/
http://www.comunicacaocomfuncionario.com.br/2013/07/25/sistema-de-comunicacao-interna-aberto-a-sugestoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário