sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Storytelling: Quanto vale contar uma história

Contar uma história também pode ser uma ferramenta estratégica da comunicação interna. Esse é o conceito do Storytelling, um meio de compartilhamento de experiências, histórias e memórias. Uma ferramenta onde "a arte de contar histórias” tem sete etapas: ouvir, aprender, descobrir, explorar, criar, comunicar e encantar. 

Dentro de uma campanha ou ação, essa ferramenta tem o objetivo de capturar a atenção do público interno e envolvê-lo em torno de uma história, da cultura empresarial, à medida que a mensagem é passada de uma forma mais leve por meio da narrativa.

O publicitário Pereira-de-Mello afirma: "O Storytelling só dará certo à medida que se descobrir a história única, real e exclusiva. Podem até copiar sua marca, seus produtos, mas ninguém conseguirá clonar a sua história. O que é ainda mais intrigante é como este processo também se aplica às corporações, em um mercado que deveria ser regido pela frieza dos negócios. As corporações, no entanto, são feitas de pessoas, com medos, aflições, cobranças e pressões nada frias. Nessas horas, um posicionamento sólido, uma marca com uma história para contar, que levem à conquista da confiança do gestor do cliente, podem fazer a diferença”.

O storytelling tem um caráter emotivo e faz com que as pessoas se identifiquem com o caso contado, assim, o entendimento da mensagem e a troca de conhecimento sãp passados de forma eficaz. Além disso, agrega valor ao dia a dia de cada colaborador e atua na imagem e reputação dentro da organização.







Por: Juliana Zanella


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