Contar uma história também pode ser
uma ferramenta estratégica da comunicação interna. Esse é o conceito do Storytelling,
um meio de compartilhamento de experiências, histórias e memórias. Uma
ferramenta onde "a arte de contar histórias” tem sete etapas: ouvir,
aprender, descobrir, explorar, criar, comunicar e encantar.
Dentro de uma campanha ou ação, essa ferramenta tem o
objetivo de capturar a atenção do público interno e envolvê-lo em torno de uma história, da cultura empresarial, à medida que a mensagem é passada de uma forma mais leve por
meio da narrativa.
O publicitário Pereira-de-Mello afirma: "O
Storytelling só dará certo à medida que se descobrir a história única, real e
exclusiva. Podem até copiar sua marca, seus produtos, mas ninguém conseguirá
clonar a sua história. O que é ainda mais intrigante é como este processo
também se aplica às corporações, em um mercado que deveria ser regido pela
frieza dos negócios. As corporações, no entanto, são feitas de pessoas, com
medos, aflições, cobranças e pressões nada frias. Nessas horas, um
posicionamento sólido, uma marca com uma história para contar, que levem à conquista
da confiança do gestor do cliente, podem fazer a diferença”.
O storytelling tem um
caráter emotivo e faz com que as pessoas se identifiquem com o caso contado,
assim, o entendimento da mensagem e a troca de conhecimento sãp passados de forma
eficaz. Além disso, agrega valor ao dia a dia de cada colaborador e atua na imagem e
reputação dentro da organização.
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