Sobre a equipe de funcionários, Alberto Ruggiero (2002), afirmou: "Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa." A Usiminas percebeu essa importância e se transformou em sinônimo de força na linguagem popular. Com mais de 30 mil colaboradores, a empresa buscava um sistema capaz de englobar as diferentes culturas e uniformizar as informações passadas para seu público interno.
Um novo plano de comunicação foi elaborado, denominado “Usiminas em Frente”. A fornecedora de aço para indústria naval e fabricação de linha branca, fez seu planejamento baseado na intenção de que uma só empresa pode atender à diversas demandas prontamente. O projeto teve como principais frentes a comunicação por gestores das áreas, campanhas de comunicação interna e campanhas promocionais.
O “Usiminas em Frente” foi apresentado em 12 cidades, para 250 responsáveis de diversas áreas. Utilizaram veículos como e-mail marketing e apresentação de vídeos explicativos. Criaram o Kit do Gestor, um fichário que continha um manual e um guia de treinamento para ser aplicado na área, de forma que a informação fosse recebida da mesma maneira por todos.
Para a divulgação da campanha, também contaram com informativos nas portas dos elevadores, totens, hotsite, jornal interno, carta direta do presidente e campanhas promocionais. Dentro dessas campanhas, foram realizados vários concursos internos com os funcionários sendo os protagonistas das ações de comunicação, como foi o caso de um comercial veiculado no intervalo do horário nobre na TV.
A iniciativa “Usiminas em Frente” trouxe a importância dos veículos e a maneira uniforme de se comunicar com seu público interno, mostrando como é possível a idéia de uma cultura tão internalizada englobar outras. Trouxe também a possibilidade de interação entre funcionários e aplicação de conceitos passados tornando um hábito diário, dando orgulho para cada um que esteve inserido no projeto.
Por: Luana Gomes
Referência
ABERJE: Comunicação Empresarial. São Paulo, ano 21º, nº 78, Página 87, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário