Com a evolução dos recursos para os veículos da comunicação interna, temos a Intranet como boa parceira na evolução e melhorias para as organizações.
De acordo com Gralla, com o enorme aumento da Internet, um crescente número de pessoas e corporações usa a Internet para se comunicar com o mundo, para colher informação, e para fazer negócios. Não demorou muito para as pessoas reconhecerem que os componentes que funcionavam tão bem na Internet poderiam ser igualmente valiosos internamente e esta é a razão pela qual as intranets estão se tornando tão populares. (GRALLA, 1996, p.5).
A intranet, em poucas palavras é um site para os colaboradores, e pode ser um instrumento que facilita o entendimento e a interação entre pessoas e setores, e em quase todos os casos acaba tornando-se fundamental à organização. Porém, a intranet deve ser muito bem desenvolvida e estruturada. Ela nos possibilita uma melhor integração entre os funcionários, tornando a troca de informações muito mais ágil, reduzindo custos. Com conteúdos que podem ser noticiais institucionais, fóruns para discussões, acesso aos e-mails, acesso a telefones.
Podemos destacar como vantagens:
• Evita a famosa “rádio peão”, uma vez que a Intranet pode ser um ótimo local para divulgação de resultados, relatórios, objetivos, etc.;
• Economia tempo. Mensagens importantes podem chegar com uma rapidez muito maior. É possível, ainda, solicitar pedidos de férias, alterações de benefícios.
Para que não tenhamos desvantagens com a ferramenta da Intranet, é importante manter sempre o conteúdo atualizado, o que pode ser delegado a uma pessoa específica, tudo dependendo do tamanho da organização e etc. É importante, ainda, treinar os funcionários e convencê-los da importância da Intranet.
OBS: A Intranet não substitui o site de uma empresa, pois ela é restrita aos funcionários. Para que a utilização da Intranet seja eficaz, é necessário fazer um estudo da empresa e entender em que ramo em que ela atua.
Por: Lara Moretti
Referências
• Microsoft Empresas - Disponível em : http://www.microsoft.com/business/pt-br/Content/Paginas/article.aspx?cbcid=43
• GRALLA, Preston. Como funcionam as intranets. São Paulo: Quark do Brasil, 1996. 206p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário