Sabemos que atualmente diversas empresas estão repensando e aplicando novas estratégias para com o seu público interno. Entre muitos cases e ações de comunicação interna propostos pelas organizações, vamos discutir hoje um que nos chamou bastante atenção: “Santo da casa faz milagre, sim!”, da empresa Fiat, ganhador do prêmio Aberje 2011.
A campanha baseava-se em dois lançamentos de modelos de carros da Fiat, o Novo Uno e o Idea. A estratégia implicava numa ação de relacionamento com os colaboradores, onde o público interno pudesse sentir-se, de fato, parte desta campanha colaborando com o lançamento dos novos produtos no mercado.
Profissionais FIAT faziam parte do pré-lançamento do novo produto da marca tendo acesso exclusivo aos novos carros. A ação dispunha, ainda, da apresentação antecipada do teaser, a experiência para alguns colaboradores de dirigir os novos modelos e uma festa após o pré-lançamento dos veículos - onde houveram sorteios de 4 unidades do novo carro para os participantes.
A estratégia adotada pela Fiat de tornar o seu público interno parte da realização de uma campanha tão importante, mostrando transparência aos colaboradores foi eficaz e chegou ao resultado esperado: 1º lugar de vendas no Brasil pelos modelos Uno e Idea em 2010.
Sendo assim, percebemos que uma campanha pode ser uma ferramenta de grande importância e relevância para a gestão de pessoas. O funcionário é reconhecido pelo seu desempenho, e consequentemente, motiva-se para novos desafios.
Por: Luana Gomes
Referência
ABERJE: Comunicação Empresarial. São Paulo, ano 22º, nº 82, Página 71, 1º trimestre 2012 <http://www.aberje.com.br/acervo_revista.asp> Acesso em: 12 mar. 2012, 12h34.
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